HIERARQUIA ESPIRITUAL DO TERREIRO
Esta é a parte mais
importante do terreiro, sendo formada pelos seguintes cargos em ordem
decrescente de posição:
BABALORIXÁ OU IALORIXÁ
Carinhosamente Baba
Este é o mais alto grau
hierárquico: é o chefe do terreiro que também pode ser denominado Diretor de
culto. Aquele ou aquela que dirige o terreiro e que exerce toda a
responsabilidade espiritual dentro dele. É o pai ou a mãe-de-santo responsável
pela feitura dos médiuns, os filhos-de-santo.
Este chefe é denominado
Babalorixá quando é homem e de Ialorixá quando é mulher.
Além de dirigir toda a parte
espiritual, o chefe do terreiro tem muitas atribuições:
- preparar as imantações e as obrigações (feituras);
- cuidar dos assentamentos. Esta tarefa não pode ser delegada
aos filhos-de-santo, pois como os assentamentos são propriedade do chefe
do terreiro, estão sob sua responsabilidade;
- prepara os seus médiuns. Compete a ele determinar toda a
diretriz espiritual, não só do desenvolvimento (no qual é ele quem
ministra a parte teórica), como também das giras públicas,
- identificar, selecionar, orientar, testar os médiuns e
colocá-los dentro da função de trabalho;
- realizar cerimônia como batizados, casamentos, funerais, etc.
Não deve ser confundido com
Babalaô que é aquele que detém o segredo do Culto
de Ifá* e a permissão de abri-lo.
* Ifá – nome do oráculo africana que segue um
sistema adivinhação que se originou entre os Yorubas, na Nigégia. É porta voz
de Orunmilá e dos outros Orixás.
MÃE OU PAI PEQUENO
É a categoria
que vem logo abaixo do babalorixá ou da Ialorixá; é quem substitui o chefe do
terreiro quando necessário, como chefe de gira e na apresentação da parte
teórica do desenvolvimento dos médiúns. Portanto, a Mãe ou Pai
Pequeno é responsável pela continuidade do Terreiro, sempre dentro dos mesmos
moldes praticados pela sua Mãe ou Pai Espiritual. Para tanto já deve ter
feito todas as obrigações e estar preparado para assumir o Terreiro a qualquer
momento.
CHEFE DE GIRA PÚBLICA
É aquele que
dirige, o responsável pelas giras com público, com consultas. Geralmente é o
chefe do terreiro (Babalorixá ou Ialorixá), mas pode ser um médium
categorizado, um filho de santo do Babalorixá, a quem este delega poderes para
tal. Deve ser, devidamente, preparado para a função, podendo ser outro
Babalorixá ou Ialorixá. São atribuições do chefe de gira pública:
- dirigir todo o trabalho espiritual, desde a
abertura até o encerramento da gira;
- verificar e orientar tudo o que se refere à
gira.
CHEFE DE GIRA DE TREINAMENTO MEDIÚNICO
É quem dirige
o treinamento dos médiuns, a ele ou ela cabe a organização desse processo.
São suas atribuições:
- substituir o
Babalorixá e o pai-pequeno ou mãe-pequena na parte teórica do treinamento,
quando for necessário;
- orientar
toda a parte prática do treinamento, sendo de sua responsabilidade tudo
que acontece durante a gira que tem essa finalidade específica;
- orientar
as curimbas.
OGÃS
São aqueles
que cantam, os responsáveis pela orientação das curimbas (cânticos) e os que
tocam atabaques.
ATRIBUIÇÕES
DO OGÃ
- preparar
o atabaque;
- cuidar
do atabaque;
- puxar
todas as curimbas do terreiro, mediante a orientação do Babalorixá.
O Ogã precisa ser feito no santo para saber diferenciar os toques
próprios de cada Orixá e falange;
- conhecer
os pontos da gira mediante a orientação do Babalorixá;
- preparar
novos Ogãs, ensinando-lhes o uso e o trato dos atabaques.
CAMBONOS ou Cunhãs
São aqueles que atendem
as entidades. Os homens são denominados Cambono e as mulheres, Samba. O Cambono
e a Samba, para serem considerados bons, devem ser: precisos e discretos, não
pariticipando, nem sequer ouvindo o diálogo entre o consulente e a entidade.
São atribuições do
Cambono e da Samba:
- preparar, antes da abertura da gira, tudo que a
entidade necessitará: charuto ou fumo para cachimbo, caixa de fósforos,
pemba, vela, lápis, papel, etc;
- acender os charutos ou cachimbos das entidades
sem colocá-los na própria boca;
- tomar nota do que as entidades determinam para
os consulentes;
- não interferir na consulta;
- tomar passe com a entidade que assistiu.
MÉDIUNS
Dentro
do terreiro de Umbanda todos que estão presentes manifestam um tipo de
mediunidade que pode ser a de incorporação ou não. Existem médiuns que a
finalidade é, unicamente, doar ectoplasma, principalmente quando é uma corrente
voltada para a cura de algum consulente.
MÉDIUNS DE TRABALHO
São
aqueles que realmente prestam a caridade diretamente ao público, incorporando
as suas entidades. Representam, por isso, uma das partes fundamentais do
terreiro. Fazem parte das suas atribuições: todos os cuidados necessários com
seu preparo, com suas roupas e guias, além de sua honestidade espiritual.
MÉDIUNS EM DESENVOLVIMENTO
São
aqueles que ainda estão na fase de treinamento mediúnico, aprendendo e
observando as vibrações numa fase preparatória. Podem vir a ser os futuros
médiuns de trabalho.
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