CHEFE DA CASA

MÃE MARIA DE CAMARGO BIOGRAFIA

  Mãe Maria de Camargo nasceu no dia 29 de outubro , contudo o ano não sabemos com precisão , estima-se que seja entre 1590 e 1592...

MÃE MARIA DE CAMARGO

"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

HIERARQUIA ESPIRITUAL DO TERREIRO

HIERARQUIA ESPIRITUAL DO TERREIRO
Esta é a parte mais importante do terreiro, sendo formada pelos seguintes cargos em ordem decrescente de posição:




BABALORIXÁ  OU IALORIXÁ
Carinhosamente Baba
Este é o mais alto grau hierárquico: é o chefe do terreiro que também pode ser denominado Diretor de culto. Aquele ou aquela que dirige o terreiro e que exerce toda a responsabilidade espiritual dentro dele. É o pai ou a mãe-de-santo responsável pela feitura dos médiuns, os filhos-de-santo.
Este chefe é denominado Babalorixá quando é homem e de Ialorixá quando é mulher.
Além de dirigir toda a parte espiritual, o chefe do terreiro tem muitas atribuições:
  • preparar as imantações e as obrigações (feituras);
  • cuidar dos assentamentos. Esta tarefa não pode ser delegada aos filhos-de-santo, pois como os assentamentos são propriedade do chefe do terreiro, estão sob sua responsabilidade;
  • prepara os seus médiuns. Compete a ele determinar toda a diretriz espiritual, não só do desenvolvimento (no qual é ele quem ministra a parte teórica), como também das giras públicas,
  • identificar, selecionar, orientar, testar os médiuns e colocá-los dentro da função de trabalho;
  • realizar cerimônia como batizados, casamentos, funerais, etc.
Não deve ser confundido com Babalaô que é aquele que detém o segredo do Culto de  Ifá* e a permissão de abri-lo.
*  Ifá – nome do oráculo africana que segue um sistema adivinhação que se originou entre os Yorubas, na Nigégia. É porta voz de Orunmilá e dos outros Orixás.


MÃE OU PAI PEQUENO
É a categoria que vem logo abaixo do babalorixá ou da Ialorixá; é quem substitui o chefe do terreiro quando necessário, como chefe de gira e na apresentação da parte teórica do desenvolvimento dos médiúns.   Portanto, a Mãe ou Pai Pequeno é responsável pela continuidade do Terreiro, sempre dentro dos mesmos moldes praticados pela sua Mãe ou Pai Espiritual. Para tanto já deve ter feito todas as obrigações e estar preparado para assumir o Terreiro a qualquer momento.


CHEFE DE GIRA PÚBLICA
É aquele que dirige, o responsável pelas giras com público, com consultas. Geralmente é o chefe do terreiro (Babalorixá ou Ialorixá), mas pode ser um médium categorizado, um filho de santo do Babalorixá, a quem este delega poderes para tal. Deve ser, devidamente, preparado para a função, podendo ser outro Babalorixá ou Ialorixá. São  atribuições do chefe de gira pública:
  • dirigir todo o trabalho espiritual, desde a abertura até o encerramento da gira;
  • verificar e orientar tudo o que se refere à gira.

CHEFE DE GIRA DE TREINAMENTO MEDIÚNICO

É quem dirige o treinamento dos médiuns, a ele ou ela cabe a organização desse processo.  São suas atribuições:
  • substituir o Babalorixá e o pai-pequeno ou mãe-pequena na parte teórica do treinamento, quando for necessário;
  • orientar toda a parte prática do treinamento, sendo de sua responsabilidade tudo  que acontece durante a gira que tem essa finalidade específica;
  • orientar as curimbas.

OGÃS
São aqueles que cantam, os responsáveis pela orientação das curimbas (cânticos) e os que tocam atabaques.
ATRIBUIÇÕES DO OGÃ
  • preparar o atabaque;
  • cuidar do atabaque;
  • puxar todas as curimbas do terreiro, mediante a orientação do Babalorixá.  O Ogã precisa ser feito no santo para saber diferenciar os toques próprios de cada Orixá e falange;
  • conhecer os pontos da gira mediante a orientação do Babalorixá;
  • preparar novos Ogãs, ensinando-lhes o uso e o trato dos atabaques.
CAMBONOS ou Cunhãs
São aqueles que atendem as entidades. Os homens são denominados Cambono e as mulheres, Samba. O Cambono e a Samba, para serem considerados bons, devem ser: precisos e discretos, não pariticipando, nem sequer ouvindo o diálogo entre o consulente e a entidade.
São atribuições do Cambono e da Samba:
  • preparar, antes da abertura da gira, tudo que a entidade necessitará: charuto ou fumo para cachimbo, caixa de fósforos, pemba, vela, lápis, papel, etc;
  • acender os charutos ou cachimbos das entidades sem colocá-los na própria boca;
  • tomar nota do que as entidades determinam para os consulentes;
  • não interferir na consulta;
  • tomar passe com a entidade que assistiu.

MÉDIUNS

Dentro do terreiro de Umbanda todos que estão presentes manifestam um tipo de mediunidade que pode ser a de incorporação ou não. Existem médiuns que a finalidade é, unicamente, doar ectoplasma, principalmente quando é uma corrente voltada para a cura de algum consulente. 

MÉDIUNS DE TRABALHO
São aqueles que realmente prestam a caridade diretamente ao público, incorporando as suas entidades.  Representam, por isso, uma das partes fundamentais do terreiro. Fazem parte das suas atribuições: todos os cuidados necessários com seu preparo, com suas roupas e guias, além de sua honestidade espiritual. 

MÉDIUNS EM DESENVOLVIMENTO

São aqueles que ainda estão na fase de treinamento mediúnico, aprendendo e observando as vibrações numa fase preparatória. Podem vir a ser os futuros médiuns de trabalho.   

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