CHEFE DA CASA

MÃE MARIA DE CAMARGO BIOGRAFIA

  Mãe Maria de Camargo nasceu no dia 29 de outubro , contudo o ano não sabemos com precisão , estima-se que seja entre 1590 e 1592...

MÃE MARIA DE CAMARGO

"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

O QUE É CARIDADE?





Caridade é, sobretudo, amizade. 


Para o faminto - é o prato de sopa.
Para o triste - é a palavra consoladora.
Para o mau - é a paciência com que nos compete ajudá-lo. 
é o auxilio do coração- para o desesperado.
Para o ignorante - é o ensino despretensioso.
Para o ingrato - é o esquecimento.
Para o enfermo - é a visita pessoal.
Para o estudante - é o concurso do aprendizado.
Para a criança - é a proteção construtiva.

Para o velho - é o braço irmão.
Para o inimigo -é o silêncio.

Para o amigo - é o estímulo.
Para o transviado - é o entendimento.
Para o orgulhoso - é a humildade.
Para o colérico - é a calma.
Para o preguiçoso - é o trabalho sem imposição.
Para o impulsivo - é a serenidade.
Para o leviano - é a tolerância.
Para o maledicente - é o comentário bondoso.
Para o deserdado da Terra - é a expressão de carinho.

Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente. É o sol de mil faces, brilhando para todos, é o gênio de mil mãos, ajudando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre, entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes, porque, onde estiver o Espirito do Senhor, aí se derrama a claridade constante dela, a benefício do mundo inteiro.



CARIDADE E PERDÃO

A Caridade, esse dom supremo do amor, de um amor que se diverge por inúmeros caminhos maravilhosos: Caridade é dar auxílio ao necessitado, dar a mão aquele que cai, aconselhar o aflito, consolar o doente, substituir na alma o orgulho pela modéstia, mostrar o bom caminho ao transviado, tornar-se útil ao próximo, não ofender quem quer que seja, enfim, terminando em sua maior estrada.
Caridade é perdoar.
Perdoar toda ofensa consciente ou inconsciente praticada.
Quem perdoa pratica a Caridade imensa que beneficia o próximo e muito mais a si mesmo, porque com isso derrama um poderoso jato de luz vivificante que virá iluminar mais tarde a sua própria morada espiritual.
Portando, quem perdoa nada mais faz do que depositar nas mãos divinas de Deus, um facho de luz para o espírito, luz esta que não se compra com dinheiro algum e, sim, com nobres e belas ações.

Quem não sabe perdoar, deve procurar aprender, e para se aprender deve-se praticar, e, praticando: PERDOA-SE. O perdão é divino, é sublime, é grandioso.
Quem perdoa substitui dentro do coração o ódio pelo amor, permitindo ao seu espírito iniciar uma jornada de harmonia, paz, felicidade e amor.
Sem Caridade não há crença religiosa, não há felicidade, não há um verdadeiro amor no coração humano.
Jesus, o mestre dos mestres, disse:
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
Quem não perdoa não será perdoado.



CARIDADE E EVOLUÇÃO


A princípio é pão que sacia a fome, agasalho que protege.

A criatura fixa o semelhante padecente e desperta, súbito, o instinto de solidariedade.

Percebe, por intuição, que amanhã é possível esteja sob o mesmo fogo de prova e aparece a generosidade louvável conquanto meio egoística, de vez que ajuda a outrem pensando em si.

Essa beneficência que habitualmente opera com a sobra das sobras assemelha-se a instituto individual de resseguros contra a necessidade, porquanto aquele que auxiliar, após garantir-se como pode, atenua os riscos da existência diligenciando capitalizar gratidão e serviço em outra pessoa.

A caridade, à medida que se dilata e alteia na compreensão de alguém, alcança processos evolutivos inimagináveis, por transferir-se do campo externo onde campeia, franco, o jogo dos interesses humanos, para os domínios da compreensão pessoal.

Atingindo o território íntimo, não é mais conveniência, convertendo-se em luz. Luz de amor e visão integrando a alma com os objetivos supremos da vida.

Aí, a caridade não é tão-somente o gesto de dar o bem, materializado em prendas que favorecem o corpo transitório, mas, acima de tudo, é a decisão de dar-se para o bem de todos, expresso em sacrifícios espontâneos, menores e maiores, a fim de que estabeleçam os bens imperecíveis.

Chegada a esse ponto, a caridade é a força com que apagamos a labareda do ressentimento ou da revolta à frente da traição ou do insulto.

É a serenidade com que sorvemos o cálice envenenado que a crueldade ou a calúnia nos levam até a boca.
É a bênção muda do coração que espera o entendimento novo dos seus próprios carrascos, bendizendo-lhes os golpes.

É a resolução de servir sem a mínima exigência àqueles mesmos que se acham incapacitados para compreenderem, de pronto, os benefícios que recebem, espancando, muitas vezes, as mãos que os ajudam.

Caridade! Caridade!

Se a possuis, dando de ti próprio com tudo aquilo que podes dar, sem a menor idéia de reconhecimento ou de êxito, estará penetrando, desde a Terra, no futuro da vida, porque, mesmo que não saibas viverás praticando a caridade de Deus.


Fazer o bem sem olhar a quem pode ser uma atitude difícil, mas que faz a diferença. Muitas vezes nos influenciamos pela aparência, pelo egocentrismo, deixando de lado uma atitude que poderia mudar tudo. Com apenas um simples gesto é possível fazer o dia de alguém mais feliz. Sejamos solidários, amemos ao próximo, ajudai-vos os outros, pois quando menos esperarmos haverá alguém para nos ajudar
Pensemos nisso... 

Para praticar o bem e a caridade você não precisa de quase nada .
Basta você tirar 10 minutosdo seu tempo , pra fazer uma oração espontânea em favor dos necessitados,Peça a Deus, aos santos , aos orixás, os guias protetores, aos anjo de sua devoção. Você estará sendo solidário.
E um dia quem sabe essa mesma oração que você fez hoje não volte pra você em forma de conforto e solução para os seus problemas.
Pois :
A oração nem sempre nos retira do sofrimento, mas sempre nos reveste de forças para suportá-lo.
Não nos afasta os problemas do cotidiano, entretanto, nos clareia o raciocínio, a fim de resolve-los com segurança.
Não nos modifica as pessoas difíceis dos quadros de convivência, no entanto, nos ilumina os sentimentos, de modo a aceitá-las como são.
Nem sempre nos cura as enfermidades, contudo, em qualquer ocasião, nos fortalece para o tratamento preciso.
Não nos imuniza contra a tentação, mas nos multiplica as energias para que lhe evitemos a intromissão, sempre a desdobrar-se, através de influências obsessivas.
Não nos livra da injúria e da perseguição, entretanto, se quisermos, ei-la que nos sugere o silêncio, dentro do qual deixaremos de ser instrumentos para a extensão do mal.
Não nos isenta da incompreensão alheia, porém, nos inclina à tolerância para que a sombra do desequilíbrio não nos atinja o coração.
Nem sempre nos evitará os obstáculos e as provações do caminho que nos experimentem por fora, mas sempre nos garantirá a tranqüilidade, por dentro de nós, induzindo-nos a reconhecer que, em todos os acontecimentos da vida, Deus nos faz sempre o melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PEDIDO DE ORAÇÕES

Nome:


Email:


Assunto:


Mensagem: