CHEFE DA CASA

MÃE MARIA DE CAMARGO BIOGRAFIA

  Mãe Maria de Camargo nasceu no dia 29 de outubro , contudo o ano não sabemos com precisão , estima-se que seja entre 1590 e 1592...

MÃE MARIA DE CAMARGO

"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

 Os dois pilares na Umbanda:
 Esquerda e Direita.

 A esquerda e direita, tentar explicar essa nomenclatura, o que vem a ser isso, como atua e tal, porém não é tão simples assim explicar sobre isso.

Para facilitar as coisas não vou falar aqui me baseando sobre os pilares da severidade ou da misericórdia, nem ao menos sobre conteúdo cabalístico ou magístico, dentro do terreiro,são as linhas de trabalho e de suas atuações.
Primeiro vamos entender quem são as linhas de trabalho que atuam na esquerda e na direita.
Na direita podemos citar os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros e outros.
Na esquerda podemos citar os Exus e Pombagiras.
Contudo ainda existem certas linhas de trabalho que parecem se adaptar a tudo, como os malandros, ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum. Seria mais ou menos um caminho do meio

Em uma visão bem simples, o povo determina que a direita é boazinha e a esquerda é do mau. Bom, eu acho que eles estão bem enganados quanto a isso, ou nunca viram um preto-velho kimbandeiro trabalhando ou um caboclo africano. Mas o que realmente pode-se dizer, a grosso modo, é que a direita trabalha com fatores irradiadores e a esquerda trabalharia com fatores consumidores.
Nesse pensamento podemos dizer que os Exus e Pombagiras trabalham consumindo e absorvendo os desequilíbrios, as viciações, os desvirtuamentos e a negatividade. Enquanto a direita trabalharia reestruturando, levando o ser a uma evolução moral, com reestruturação interior, etc.
A esquerda possui características próprias, não sendo exatamente maligna, mas possui funções muito próximas as naturais que podem ser compreendidas dentro da nossa ética humana como malignas. Não são seres trevosos comparados aos demônios, mas alguns podem sim serem bem maus dentro da nossa ótica


Converse com um Exu de verdade, para perceber a diferença no discurso desse trabalhador da esquerda. Você verá que muitos, dirão que alguém tem que fazer esse trabalho pesado, e de que serve apenas trabalhar na luz e evoluir sendo que é lá embaixo que o “bicho-pega”.
Assim como, ao conversar com um guia de direita, ele dirá que faz incursões as zonas mais densas e trevosas acompanhado do povo da esquerda, muitas vezes resgatando ou servindo de salvaguarda para alguns processos e missões.
Bem por cima é assim que funciona a teoria de esquerda e direita, ou seja, não tem nada a ver com a força de guia ou poder que ele tem, até porque como dizem os próprios espíritos:
“A Chama de uma pequena vela já é suficiente para acabar com um ambiente de escuridão”.

Mantenham uma coisa na cabeça: O Universo é Dual, sempre procura o equilíbrio,  nem tão ao céu e nem tão a terra.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

UMBANDA NA QUARESMA

Como funciona a Quaresma na Umbanda?

Na quarta-feira de cinzas, começa a quaresma, tempo de preparação para a ressurreição de Jesus na páscoa, e termina na quarta-feira da Semana Santa.
A quaresma na umbanda é um tempo de retiro espiritual. Seus 40 dias refletem a penitência de Jesus no deserto e significa um período de retiro espiritual. A quaresma convida-nos a pensar em nossa existência e refletir sobre os passos para a nossa evolução.
Como umbandistas, seguimos os ensinamentos de Cristo e sabemos que a quaresma é época de instabilidade espiritual, por isso devemos nos guardar, buscando a purificação do coração e do espírito. Ilumine seus orixás e entidades de umbanda, chame pelos espíritos de luz, os espíritos consoladores, acenda velas aos domingos pedindo proteção. Pretos Velhos deixam a casa protegida contra espíritos inferiores.

Medite, tome banho de descarrego, liberte-se das amarras que prendem o seu espírito. Busque o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Peça aos caboclos que abençoem suas defumações. Esse é o momento de abrir seu coração, buscando o amor ao próximo como ensinou Jesus. Reze a Oxalá nas sextas-feiras e peça por paz de espírito e iluminação em seus caminhos.

Guarde momentos para reflexão, deixe que o amor de Cristo traga paz a sua vida. Lute contra seus vícios, vença seus demônios espirituais e receba o axé dos Orixás da Umbanda. Compartilhe uma feliz quaresma e reze conosco durante a quaresma.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018


ENSINAMENTOS,  MÃE MARIA



Venho como velha, curvada, cansada do tempo. Mas porque me apresento assim, se os entendidos dizem que espírito não tem idade? E preto, ainda mais velho, é espírito sem entendimento? 
Venho desse jeito por vários motivos. 
Para mostrar que a sabedoria vem com a experiência, com a vivencia e isso só ganhamos com a idade e o correr do tempo.
 Para mostrar a humildade da fala simples, sem rebusco e pretensão, que está ao alcance de todos. 

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

ORAÇÃO DA QUARTA FEIRA DE CINZAS


Ant. 1 Pequei contra Vós, Senhor: compadecei-Vos de mim.

Salmo 50 (51)

Compadecei-Vos de mim, ó Deus

Renovai-vos pela transformação espiritual
da vossa inteligência, e revesti-vos do homem novo


(Ef 4, 23-24).


LEIA MAIS NA PÁGINA PRECES E ORAÇÕES
QUARTA FEIRA DE CINZAS



O Carnaval passou e com ele muitas pessoas cometeram vários excessos, mas não é sobre isso que iremos abordar nesse tema. Quero de fato comentar a visão da Umbanda mais tradicional para o período pós-carnaval: a Quarta-Feira de Cinzas e a Quaresma.
Como todos sabem, depois da festa e comemoração, ocorre a chamada quarta-feira de cinzas. Esse dia marca o início da quaresma para os cristãos e tem o propósito de relembrar a efemeridade da vida para todos. Na bíblia encontramos algumas passagens onde podemos ver que são jogadas cinzas nas cabeças das pessoas que se arrependeram dos seus pecados.
Como o carnaval é visto como a festa da carne, onde diversos “pecados” são cometidos, a quarta-feira de cinzas seria o início do arrependimento dos pecados cometidos nesse período. Mas nós umbandistas, não acreditamos no pecado com o viés católico, logo seria incoerente “celebrar” tal dia, mas não é. Apenas modificamos a sua forma e sua simbologia para nós.
É tradicional então no dia de quarta-feira de cinzas, fazer uma defumação em casa e ao invés de jogar fora as cinzas resultantes, levá-las para o terreiro, que geralmente tem uma gira especial para a celebração de Cinzas, onde irão ser colocadas conjuntamente com as cinzas dos demais membros do terreiro e utilizadas – após consagração – para CRUZAR a fronte e os punhos dos filhos de fé.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O CARNAVAL E A UMBANDA

O Carnaval e a Umbanda



O Carnaval é o período que a “Bruxa está solta!”. Mas o que acontece de fato nesta época?

Bem, existem espíritos que quando encarnados, se desequilibram e tomam o caminho dos vícios, contrário ao das virtudes. Muitos se viciam em álcool  em sexo, drogas, etc. Ao desencarnar, estes espíritos continuam viciados, e andam perambulando por aí a procura de alguém que está bebendo, tendo relações sexuais, se drogando, para que através destas pessoas eles continuem alimentando seus vícios.

Como o inconsciente coletivo da população no carnaval é que “Está tudo liberado”, estes espíritos são naturalmente atraídos em massa para os locais de festa. Quando bebemos, alteramos a nossa consciência para o pólo negativo, e passamos a atrair além dos espíritos viciados, os baderneiros (kiumbas), que estarão nos incentivando ao máximo para que façamos algo de errado.

Alguns espíritos viciados em sexo, chegam até a estimular os órgãos genitais de homens e mulheres para que eles sintam um desejo incontrolável de se relacionar, assim fornecendo a preciosa energia sexual a estes viciados.

Então não posso aproveitar o carnaval?

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018


SEBASTIÃO DA MATTA 

08/05/1922 A 05/02/1973




Não tenho muitas fotos dele, naquela época era complicado, mas pra mim e para Ket, ele era um gigante que podia fazer qualquer coisa e sempre estava ao nosso lado.
Hoje 45 anos depois a sensação, o vazio deixado e a saudades permanecem os mesmos. Dizem que o tempo cura todos os males, eu não concordo, a gente aprende a sobreviver colocando outras coisas como prioridade na nossa vida para continuar vivendo, mas se você observar bem lá no fundo a dor, a falta e o choro permanecem iguais te lembrando de quão efêmera é a vida e a nossa felicidade.

veja mais no link FAMILIA

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

FILHOS DE OXALÁ

Características do filho De Oxalá

Filhos de Oxalá
Lunáticos. Guerreiros. Justiceiros. Briguentos. Agitados. Mentirosos. Organizados. Não sabem perder. Não sabem receber críticas. Fechados. Frios. Quando apaixonados amam profundamente. Inteligentes. Arrogantes. Amigos. Sensíveis. Intuitivos. Brilhantes. Calmos. Autoritários. Indulgentes. Simples. Sovinas. Chatos. Ranzinzas. Respeitáveis. Resignados

Características do filho de Oxalufã (Oxalá Velho)

O tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o sol poente.




Características do filho de Oxaguiã (Oxalá Novo)

O tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. É habitualmente alto e robusto, mas não é agressivo nem brutal. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador e brincalhão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhoso, sedento de feitos gloriosos, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o nascente.




PEDIDO DE ORAÇÕES

Nome:


Email:


Assunto:


Mensagem: