CHEFE DA CASA

MÃE MARIA DE CAMARGO BIOGRAFIA

  Mãe Maria de Camargo nasceu no dia 29 de outubro , contudo o ano não sabemos com precisão , estima-se que seja entre 1590 e 1592...

MÃE MARIA DE CAMARGO

"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

QUARTA FEIRA DE CINZAS



O Carnaval passou e com ele muitas pessoas cometeram vários excessos, mas não é sobre isso que iremos abordar nesse tema. Quero de fato comentar a visão da Umbanda mais tradicional para o período pós-carnaval: a Quarta-Feira de Cinzas e a Quaresma.
Como todos sabem, depois da festa e comemoração, ocorre a chamada quarta-feira de cinzas. Esse dia marca o início da quaresma para os cristãos e tem o propósito de relembrar a efemeridade da vida para todos. Na bíblia encontramos algumas passagens onde podemos ver que são jogadas cinzas nas cabeças das pessoas que se arrependeram dos seus pecados.
Como o carnaval é visto como a festa da carne, onde diversos “pecados” são cometidos, a quarta-feira de cinzas seria o início do arrependimento dos pecados cometidos nesse período. Mas nós umbandistas, não acreditamos no pecado com o viés católico, logo seria incoerente “celebrar” tal dia, mas não é. Apenas modificamos a sua forma e sua simbologia para nós.
É tradicional então no dia de quarta-feira de cinzas, fazer uma defumação em casa e ao invés de jogar fora as cinzas resultantes, levá-las para o terreiro, que geralmente tem uma gira especial para a celebração de Cinzas, onde irão ser colocadas conjuntamente com as cinzas dos demais membros do terreiro e utilizadas – após consagração – para CRUZAR a fronte e os punhos dos filhos de fé.
Isso demonstra uma proteção e o início do período de preceito da Quaresma.
A quaresma é encarada de forma diferente conforme a tradição de Umbanda que se está inserido. O mais ordinário (comum) é ver terreiros fechando durante esse período e não fazendo seus trabalhos. Alguns outros abrem seus trabalhos, mas existem certas regras a serem observadas:
§  Cobrem as imagens do Congá e o próprio Congá com um pano branco.
§  Não fazem giras de esquerda.
§  Não tocam os atabaques e não batem palmas.
§  Não fazem trabalhos com entregas e oferendas.
§  Não comer carnes vermelhas durante a quaresma toda.
E muito mais.
Dentro do que tenho observado nas minhas práticas, é um contrassenso total não trabalhar nesse período. Justamente após os “excessos” cometidos é quando as pessoas mais precisam de se reencontrar a sua própria espiritualidade, não se pode virar as costas. Além disto, muita coisa acontece em quarenta dias (ou quarenta e seis, depende da contagem), não podemos deixar de praticar a caridade nesse intervalo. Porém, concordo com alguns aspectos, o caso de não se fazer oferendas e entregas; assim como não se trabalhar com a esquerda nesse período.
A casa em que trabalho, absorve esses elementos e também não tocam os atabaques. Mas o Congá fica aberto normalmente e continua-se o atendimento caritativo. Tudo volta a sua regularidade após da celebração de Páscoa.
Seja como for, se há ou não implicação energética nisto, devemos sempre respeitar a tradição. As incorporações continuam a ocorrer, mesmo sem o concurso do atabaque, que é um facilitador natural. Por um lado é até bom, pois aqui poderemos ver quem realmente precisa ou não de uma ferramenta para manifestação do espírito guia. Serve de  uma confirmação para quem conseguiu e um alerta para quem não conseguiu.

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