Estes espíritos optaram
por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade,
incorporando nos terreiros de Umbanda. São muito amigos, quando tratados com
respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre
lembrados. Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, crianças e caboclos,
são servidores dos Orixás.
Apesar das imagens de
Exus, fazerem referência ao “Diabo” medieval (herança do Sincretismo
religioso), eles não devem ser associados a prática do “Mal”, pois como são
servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens de seus
“patrões”. Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a
abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos
perturbadores durante a gira ou obrigações.
Desta forma estes
espíritos não trabalham somente durante a “gira de Exus” dando consultas, onde
resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc. de seus
consulentes. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhos,
Crianças e Orixás), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a
caridade possa ser praticada.
Pomba-Giras
As pombo-giras são grandes
magas e conhecedoras das fraquezas humanas. São, como qualquer exu, executoras
da Lei e do Karma
Elas, ao se manifestarem,
carregam em si, grande energia sensual, não significa que elas sejam
desequilibradas, mas sim que elas recorrem a este expediente para “descarregar”
o ambiente deste tipo de energia negativa.
São espíritos alegres e
gostam de conversar sobre a vida. São astutas, pois conhecem a maioria das más
intenções
CLASSIFICAÇÃO DOS EXÚS
Classificação Moral (Bem ou
Mal): Exú Pagão ou Exú Batizado?
Alguns espíritos, que usam
indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida
contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É
justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses
feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro Exu, atraindo os
obsessores, cegos ainda, e procurando óa-los para suas falanges que trabalham
visando a própria evolução.
O chamado “Exú Pagão” é
tido como o marginal da espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da
evolução, trabalhando na magia para o mal, embora possa ser despertado para
evoluir de condição.
Já o Exu Batizado, é uma
alma humana já sensibilizada pelo bem, evoluindo e, trabalhando para o bem,
dentro do reino da Quimbanda, por ser força que ainda se ajusta ao meio, nele
podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da marginalidade.
Não se deve, entretanto,
confundir um verdadeiro Exú com um espíritos zombeteiros, mistificadores,
obsessores ou perturbadores, que recebem a denominação de Kiumbas e que, às
vezes, tentam mistificar, iludindo os presentes, usando nomes de “Guias”.
Para evitar essa confusão,
não damos aos chamados “Exus Pagões” a denominação de “Exu”, classificando-os
apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos “Exus Batizados” a denominação
de “Exu”.
Classificação Pelos Pontos
de Vibração dos Exus
Exus da Calunga:
São Exus que, em sua
maioria, servem à Obaluaiê. Durante as consultas são sérios, reservados e
discretos, podem eventualmente trabalhar dando passes de limpeza
(descarregando) o consulente. Alguns não dão consulta, se apresentando somente
em obrigações, trabalhos e descarregos.
Exus da Encruzilhada:
São Exus que servem a
Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não
são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também
participam em obrigações, trabalhos e descarregos. Alguns deles se
aproximam muito (em suas características) dos Exus do cemitério, enquanto
outros se aproximam mais dos Exus da estrada.
São os mais
“brincalhões”. Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas,
porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o
respeito deve ser mantido e sendo assim estas “brincadeiras” devem partir
SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas
em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam
a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo.
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